Ahhhh
Hongki revela que Heechul rejeitou a sua oferta para um dueto

Ads Top

Por que 'Wake Me Up' do B.A.P é o single mais pessoal e bem executado do Kpop?


No mundo do K-pop, o B.A.P ficou conhecido pela forma agressiva e sem barreiras de abordar pop e hip-hop e pop que se resultou em uma fanbase dedicada e global, que os enviou em três turnês mundiais e em breve os enviará em uma quarta.


O grupo de hip hop recentemente voltou com o novo single "Wake Me Up" como parte de um EP que possui três músicas. Em seu quinto ano juntos, parece que B.A.P desenvolveu seu trabalho mais avançado até à data, que é tão bem-executado quanto é pessoal.


O comeback com ‘Rose’ é o primeiro lançamento de B.A.P em 2017 depois de promover dois EPs e um álbum completo no ano passado. Seu último lançamento de 2016 – ‘Noir’, que lhes valeu o quarto 1° lugar na lista de World Albums Chart da Billboard - o líder do grupo, Bang Yongguk, ficou fora das promoções devido a problemas de ansiedade e transtornos de pânico. Yonnguk foi o que mais produziu ou escreveu no disco e ainda que seja certamente uma decisão difícil ficar de fora, seria igualmente difícil para decidir ser sincero sobre esse problema em uma indústria que ainda tem que aprender a falar abertamente e sem julgamento sobre a saúde mental.

Foi significativo que um idol e sua empresa, a TS Entertainment, colocou ativamente a saúde mental de seu artista em primeiro lugar e foi transparente sobre a situação. Muitas vezes, os problemas de cantores e atores coreanos são esmagados ou ignorados completamente e os fãs ficam se perguntando por que eles não estão vendo sua estrela favorita tantas vezes quanto antes. No entanto, aqui está um exemplo onde toda a equipe revelou a razão exata de por que seu artista precisava descansar - uma grande jogada da TS Entertainment, que B.A.P processou no final de 2014 por causa de condições de trabalho injustas até que ambos os lados chegaram a um acordo e continuam amigavelmente hoje.
Talvez ainda mais no mundo supercrítico que os idols do K-pop vivem, problemas de saúde mental não são algo de que se envergonhar e Yongguk e sua equipe foram corajosos em suas decisões que, no final das contas, mostra o garoto de 26 anos de forma mais realista no mundo coreano de celebridades intocáveis. Essa honestidade refrescante tem aparentemente influenciado completamente  também na produção artística de B.A.P, com resultados impressionantes.

Co-escrito por Yongguk e o maknae, Zelo, "Wake Me Up" traz detalhes de um despertar de dentro para fora e uma progressão de "Acordar com um eu diferente dentro de mim / A luz fraca que foi desligada" para "Colocar de volta / As peças espalhadas desse jogo... / Eu acredito em mim mesmo agora", de acordo com a tradução da letra. Esta é uma história de redenção que não só podemos relacionar a Yongguk, mas ao B.A.P em geral, depois de estar fora do mundo do K-pop por quase um ano devido à sua ação judicial.

No fim, o resultado é uma produção de hip-hop/pop que se concentra em raps agressivos e veias emocionais em torno de uma sequência sutil e cativante de ritmos fazendo de "Wake Me Up" o melhor single de B.A.P em anos. Um passo além do pesado "Skydive" ou "That's My Jam", a mudança ainda permite que o desempenho vocal único de cada membro brilhe e é uma reminiscência de como o BTS também incorpora elementos mais profundos com os ritmos populares – apenas ajudando a mensagem do B.A.P a ficar mais forte.

Em outro lugar, o MV que acompanha a música mostra como o B.A.P está fazendo da saúde mental uma prioridade, pois eles mostram um elenco de atores extremamente diverso - talvez o elenco mais diverso já visto em um vídeo de K-pop - fazendo o melhor para lidar com seus dilemas. As imagens parecem tocar em problemas como auto percepção (uma jovem olha para si mesma no espelho com dezenas de produtos de beleza esparramados na cama), ansiedade (um homem negro olha nervosamente ao redor do banheiro) e transtornos alimentares (Mulher começa a ver larvas nos ingredientes da salada que ela está preparando), entre outros. Contudo, a cena a mais impressionante é em uma ponte, na qual um homem jovem segura uma placa que dizia "Revolução Emocional". Aqui, B.A.P chama os espectadores para mudar internamente, mudar a forma como se sentem e percebem o mundo. O MV destaca os tipos de lutas e problemas que muitos de seus jovens fãs ao redor do mundo provavelmente enfrentam e, ao invés de sugerir uma ação grande, o grupo sugere que as pessoas comecem por elas mesmas. Um conselho simples, mas importante.


É este tipo de honestidade e perspectiva que acaba maquinando uma conexão mais profunda entre o artista e os fãs. O B.A.P criou um exemplo espetacular de como lutas cotidianas podem inspirar com "Wake Me Up".



Tradução: Lina
Revisão: Tiago
Fonte: (1)
Por que 'Wake Me Up' do B.A.P é o single mais pessoal e bem executado do Kpop? Por que 'Wake Me Up' do B.A.P é o single mais pessoal e bem executado do Kpop? Reviewed by Tiago Oliveira on 08:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Vídeos diários
Dreamcatcher no M!Countdown com 'Chase Me' O que falar desse grupo que mal debutou e já ganhou vários corações? VEJA TAMBÉM
HuhGak - Miss You (teaser) Masc - Masc 'Heejae' (Teaser) Kebee - My Foreigner (Ft.BrotherSu) Cheetah - Blurred Lines (Ft.Hanhae)
Suzy: Yes No Maybe (especial) Zion.T: OO (teaser) Shinhwa: Touch