Jornalistas discutem paz na Península Coreana

Jornalistas internacionais posam para uma foto de grupo durante a cerimônia de abertura do Fórum de Jornalistas para a Paz Mundial, no Centro de Imprensa da Coreia em Seul, Segunda-feira. © Yonhap
Um fórum internacional de jornalistas começou segunda-feira, em Seul, e terá a duração de sete dias onde irão discutir assuntos relacionados a maneiras de como o jornalismo pode contribuir para a paz, e a desnuclearização na Península Coreana.
Quase 80 jornalistas de 60 países marcam presença no Fórum de Jornalistas para a Paz Mundial, incluindo pessoas dos maiores meios de comunicação da China, Japão, Canadá, França, Suécia e Rússia.

A Associação de Jornalismo da Coreia (JAK) é a anfitriã deste evento anual com o tema “Desnuclearização na Península Coreana e o Papel do Jornalismo para a Paz Mundial.

Apesar dos nossos gêneros, cor da pele e ideologias poderem ser diferentes, temos uma coisa em comum. Somos jornalistas profissionais que descobrem a verdade com cabeça fria mas coração quente, e lutamos para promover a paz e a liberdade”, disse Jung Kyu-sung, presidente da JAK, no seu discurso de boas-vindas Centro de Imprensa da Coreia, na parte baixa de Seul.
O Ministro da Cultura, Desporto e Turismo, Kim Jong-deok, destacou o papel do jornalismo para trazer a paz à Península Coreana.

É significativo realizar um fórum internacional numa altura em que a Península Coreana enfrenta uma atenção global depois dos recentes testes nucleares pela Coreia do Norte” disse Kim, referenciando a ascendente tensão entre Coreias reacendida pelas recentes provocações militares do Norte. “Enquanto estamos nisto, o apoio da mídia é crítico”. O ministro pediu aos jornalistas presentes para reafirmarem o seu papel durante o fórum.

Juntamente com o fórum, os participantes terão a oportunidade de visitar a Zona Desmilitarizada (DMZ), o Cemitério Memorial das Nações Unidas em Busan e outros locais históricos e culturais.

Tradução: André
Revisão: Boss
Fonte: (1)
Jornalistas discutem paz na Península Coreana Jornalistas discutem paz na Península Coreana Reviewed by Lázaro Daniel Debus Hoffmeister on 11:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário